18/10/2007

REVISTAS DE DESIGN PELO MUNDO



Excelente dica da designer Monica Fuchs.

ABITARE

Surgida em 1962, a italiana Abitare é uma revista mensal de arquitetura, design e interiores. Totalmente bilingue (italiano, inglês), a revista ajudou a propagar a fama do design italiano. Seu site traz uma seção de notícias diariamente atualizada e um sumário da edição impressa.
http://www.abitare.it

ARC DESIGN

Site da revista bimestral de design, interiores, arquitetura e cultura.
http://www.arcdesign.com.br

ARCHIMAGAZINE
Fundada em 2000, a italiana Archimagazine é uma revista em versão somente on line. Tem muito material disponível e aberto aos visitantes com numerosas seções dedicadas a arquitetura, arte e design.
http://www.archimagazine.com/index.htm

ARCOS
A revista Arcos dedica-se ao estudo dos objetos e das linguagens visuais no contexto mais amplo da sua produção e recepção. É um projeto de extensão do programa de pós-graduação da ESDI coordenado pelo professor Washington Dias Lessa.
http://www.esdi.uerj.br/arcos/index.html

AUTO DESIGN
A bimestral Auto Design - revista próxima da edição de número 150 - tem foco no design para o segmento automobilistico. O site traz parte das matérias da edição impressa.
http://www.autodesignmagazine.com

COMMUNICATION ARTS

Site da tradicional revista americana Communication Arts. Noticias, artigos, resenhas equipamentos e softwares, portfolios e uma especial resenha da Web ("design interact").
Em inglês.
http://www.commarts.com/

DDN DESIGN DIFFUSION NEWS
A italiana DDN Design Diffusion News é uma revista internacional, em inglês, com foco no design de produto, interiores e gestão de marketing. Tem aproximadamente 250 páginas a cada edição e é publicada nove números ao ano. Seu site traz algumas matérias e todo o catálogo de revistas da editora.
http://www.designdiffusion.com/

DESIGN
Revista eletrônica de design voltada para estudantes.
http://www.revistadesign.com.br/
Design Gráfico
Versão online da revista Design Gráfico. Disponibiliza parte do material da revista impressa em seu site, com diversos artigos sobre design, computação gráfica, novidades, fóruns e cursos
http://www.design-grafico.com.br/

DESIGN NEWS
Portal da revista Design News voltada para engenheiros mecânicos e designers. Traz matérias sobre tecnologias e materiais, entre outras. Em inglês.
http://www.designnews.com/

DESIGN WEEK
Editada há mais de 18 anos, a Design Week é uma revista britânica semanal voltada para designers e interessados. O semanário conta com mais de 10 mil assinantes, que encontram notícias de tudo o que acontece no mundo do design, reportagens pesquisas, novas logomarcas, trabalhos vencedores de prêmios. A Design Week traz ainda uma seleção de anúncios de empregos para a área de Gráfico, Web, Interiores e Design de Produto, além de vagas para gestão de design. O site da revista disponibiliza conteúdo mediante assinatura.
http://www.mad.co.uk/publication/dw/

DISENO INTERIOR
A revista espanhola, mensal, trata principalmente de design de interiores, mas abre espaço para design de produto. O site disponibiliza apenas o sumário da última edição.
http://www.globuscom.es/sum/diseno1.htm

DOMUS
Site da Domus, tradicional revista mensal italiana. Publicada pela primeira vez em 15 de janeiro de 1928, a Domus está próxima do número 900, sendo uma referência editorial no mundo da arquitura, design e interiores. O site da Domus traz resenhas, sumário da revista impressa e notícias em tempo real, principalmente durante os principais eventos internacionais.
http://www.domusweb.it

EYE
Com mais de 50 edições já publicadas, a americana Eye é uma revista trimestral dedicada ao design gráfico e voltada para designers, diretores de arte, fotógrafos, tipografistas, professores, dentre outros. Traz entrevistas, perfis e história. Seu site traz textos publicados na edição impressa.
http://www.eyemagazine.com

FORM

Versão on-line da revista alemã Form. Noticias sobre a cena internacional do design. Em inglês e alemão.
http://www.form.de/

FRAME MAGAZINE
Com sede na Holanda, a Frame Magazine é uma revista bimestral, em inglês, voltada para design, interiores e arquitetura. A revista recebeu em 2004 a medalha de prata da Society of Publication Designers. Dedica espaços generosos a novos produtos, artigos e noticiário em geral. Seu site traz algumas matérias da edição impressa.
http://www.framemag.com/

GRAPHIS MAGAZINE

A revista americana Graphis tem tradição em design e comunicação visual. Publica reportagens sobre design gráfico e de produto, arquitetura, fotografia, dentre outras áreas. Seu site traz somente o sumário das reportagens de cada edição.
http://www.graphis.com

HOW
Uma revista sobre design que traz muitas matérias, eventos, e oferece um clube do designer gráfico com livros para download. Em inglês
http://www.howdesign.com/

I.D MAGAZINE

I.D. Magazine é uma das principais revistas norte-americanas na cobertura crítica de arte, negócios e cultura do design. A publicação já venceu cinco prêmios "National Magazine Awards" — quatro por excelência (1995, 1997, 1999 e 2000) e um por design (1997). Editada oito vezes por ano, a I.D publica também o anuário Annual Design Review, publicado desde 1954, que mostra o melhor do design americano e internacional nas áreas de produtos de consumo, móveis, equipamentos, embalagens, gráfico, conceitos e projetos acadêmicos. Seu site na internet traz notícias, sumários de todas as edições e disponibiliza uma pequena parte do conteúdo da edição expressa.
http://www.idonline.com/

INTERNI

Site oficial de uma das mais tradicionais revistas italianas dedicadas ao design. Lançada em 1954, a Interni publica anuamente 10 números, com edições bilingues. Além da revista principal, a Interni lança publicações paralelas como a Interni International KingSize, editada anualmente, junto com o Salão do Móvel de Milão. O site traz notícias, agenda de eventos, dentre outras informações.
http://www.internimagazine.it/

INTRAMUROS

Publicada a cada dois meses, Intramuros é uma revista francesa de design que cobre e analisa as notícias do design internacional e suas aplicações em móveis, objetos, design de interiores, moda e novas tecnologias. Criada há 15 anos, a revista em edição bilingue (francês-inglês) antecipando tendências e avalia seu impacto na indústria, revela talentos e divulga notícias sobre eventos, exposições, lançamentos de livros. O site traz o sumário da edição impressa, links e agenda de eventos.
http://www.intramuros.fr/

ONE

Revista americana de design, com artigos curtos sobre tendências no mundo do estilo. A seção "Learn" compreende um glossário de termos e designers do século XX.
http://www.onemedia.com/

PRINT AMERICA'S GRAPHIC DESIGN MAGAZINE
A Print é uma das principais revistas dedicadas ao Design Gráfico nos Estados Unidos. No site, além do sumário da edição impressa há a opção de acesso a mais conteúdo, mediante cadastro.
http://www.printmag.com

REVISTA ADG
A brasileira Revista da ADG - Associação dos Designers Gráficos - dedica-se agora a um tema central por número que norteará todas as matérias.
http://www.adg.org.br

REVISTA EMBALAGEM MARCA
Site da Revista Embalagem Marca. Contém um almanaque com curiosidades do mundo das embalagens, notícias sobre o mercado de embalagens do Brasil e do Mundo, além de informações sobre materiais, produção e logística ligada à embalagens.
http://www.embalagemmarca.com.br/

REVISTA ESTUDOS EM DESIGN
A Revista Estudos em Design é uma publicação quadrimestral, que tem por objetivo incentivar a produção e a troca de informações entre professores, estudantes e profissionais de Design. Conta com a participação de docentes e instituições de ensino e do Brasil e do exterior, interessadas na divulgação de sua produção acadêmica. Está aberta também a estudantes e profissionais não docentes que desejem divulgar suas reflexões sobre Design. A Revista Estudos em Design conta com o apoio da AEnD-BR e o incentivo editorial do Programa de Apoio à Publicações Científicas do MCT, CNPq e da FINEP. Seu site está hospedado no servidor da PUC-Rio e traz um índice com os artigos publicados.
http://www.puc-rio.br/parcerias/edesign/

REVISTA PROJETO DESIGN

Site da revista ProjetoDESIGN, integrado ao portal ArcoWeb. é possível ler artigos publicados pela revista sobre design industrial e gráfico, assim como matérias sobre arquitetura nas outras seções do portal.
http://www.arcoweb.com.br/design.asp

THE JOURNAL OF SUSTAINABLE PRODUCT DESIGN

Periódico quadrimestral publicado pela organização inglesa "Centre for Sustainable Design", dedicado ao tema do projeto de produtos eco-compativeis e da problemática da economia auto-sustentável. As edições são disponíveis para download em formato PDF. Em inglês.
http://www.cfsd.org.uk/journal/index.html

Nenhum comentário: